sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Creppers: Tudo o que você precisa saber.

 

Os creepers foram sapatos criados para serem usados por soldados da Segunda Guerra Mundial, lá pelos anos 1940. O estilo do calçado foi adaptado para os soldados que se localizavam no norte da África. Eles usavam botas de camurça com solado reto grosso de borracha por causa do clima e do meio ambiente. Os sapatos possuíam uma maior firmeza na pisada e eram bastante resistentes. 

Deixando o exército, os ex-soldados continuavam a usar os mesmos sapatos, que foram conhecidos como “brothel creepers” (crepe, em inglês, quer dizer “borracha”).

Em 1950, o calçado foi adotado pela tribo urbana Teddy Boys, aliados às calças justas, jaquetas drapeadas, roupas de veludo e cabelos elaborados. E assim os sapatos seguiram durante as décadas, marcando presença nas décadas de 1960 à 1990, sempre aparecendo na cena principalmente com os punks e góticos.

Bandas em que o Crepper marcou presença. Década de 60 à 90.
 Atualmente, os creepers apareceram em vários desfiles de grifes famosas: Coleção Resort 2013 da Chanel, Coleção Outono/Inverno de 2004 da Dior, Coleção Primavera/Verão de 2011 da Prada e Coleção Outono/Inverno 2012 da Triton.

A versão de Lagerfeld para os creepers na coleção Chanel Resort 2013.
 
É difícil combinar um look com os creepers sem ficar diferente, mas não é impossível usá-lo. Mas eles só vão bem se você gosta de ousar. Se não, fuja. Na dúvida, melhor não usar. É amar ou odiar. Não há meio termo para esse modelo. Eu confesso que ainda não me decidi em relação aos creppers.

O calçado fica mais bonito em quem tem pernas mais grossas, equilibra a silhueta e não vai parecer que você está com um sapato de palhaço. Abuse dos shorts, eles vão muito bem com os creppers, principalmente os de couro e os jeans mais despojados. E para dar a impressão de uma silhueta mais alongada, use legging, calça ou uma meia-calça da mesma cor dos creepers. Os creppers também vão bem com vestidos acinturados e leves, assim você contrapõe o peso do sapato.

 Ainda não decidiu se gosta ou não ? Então vai algum look's para se inspirar.

Creppers com shorts:


 


Creppers com vestido:



Creppers com saia:



Creppers com leggin e calça:


Fotos: Blog da Lia
Onde encontrar/comprar:

E fica a dica: É melhor evitar do que forçar um estilo que não tem nada a ver com você.



Nenhum comentário: